DIÁLOGO COM O INCONSCIENTE:

- O Significado dos Sonhos  
(O Simbolismo do Mundo Interior) 

- Oráculo e I Ching
(Aspectos teóricos e práticos)

Prof. Dr. Patrick Paul 


“O que pode ser explicado não merece ser compreendido. Pergunto-me por que tantos livros quando um canto de pássaro diz tudo”. (Christian Bobin)

A civilização contemporânea está atingida por uma "doença da alma", que pode a qualquer momento levar o homem e a natureza a um processo coletivo de auto-destruição. Esse perigo é paradoxal: nós, os seres humanos, estamos cheios de boa vontade e nossa consciência nos empurra, ao que parece, a fazer as melhores escolhas. A realidade, contudo, é diferente. A perda do contato com a natureza, da intuição e do instinto vital, mostra que nossas escolhas são erradas. Daí a importância de se conectar novamente com a força de vida que flui dentro de nós. Esse poder de vida é impulsionado pelo inconsciente, associado com a força vital. Devemos acreditar em nosso inconsciente, além da compreensão racional. Nele se encontra a porta que dá sentido à nossas vidas: a sua raiz mais profunda é um guia para promover o retorno à Origem de si-mesmo, a nossa natureza espiritual.

O inconsciente em geral não é valorizado. Ele apresenta um “nada”, um “vazio”, um recalque do desejo, uma ilusão que sempre vai privilegar o consciente. Religiões e tradições ainda afirmam a importância da profecia, dos sonhos, dos oráculos ou da adivinhação como expressões de um contato com o Espírito, com a divindade. Nessa perspectiva, inconsciente e espiritualidade estão associados: técnicas de adivinhação e sonhos se tornam práticas favorecendo a ponte entre conhecido e desconhecido no processo de desenvolvimento do  auto-conhecimento.

 

Propomos, portanto, abrir a compreensão desse processo através da promoção da ponte entre consciente e inconsciente. Para isso, duas ferramentas serão privilegiadas numa abordagem tanto teórica quanto prática: interpretação dos sonhos e oráculo do I Ching.  

 

Como o workshop se organiza:

 

Este workshop acontecerá um sábado por mês, durante o período de um ano (12 reuniões). Ele irá incluir uma parte teórica sobre a estruturação do I Ching e sua técnica oracular, e uma formação teórica oferecendo a visão global e amplificada do mundo dos sonhos e do inconsciente, com eixos tanto transdisciplinar quanto transcultural. As abordagens irão se complementar com exercícios do I Ching e interpretação dos sonhos dos participantes, constituindo a parte prática.

Patrick Paul:

Doutor em Medicina e Doutor em Ciências da Educação, Mestrado em Antropologia e em Microbiologia. Foi Professor convidado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Ensinou por muitos anos Medicina Tradicional Chinesa (Université Paris XIII) em relação com o I Ching (tema de seu Mestrado em Antropologia) e hà mais de 35 anos ministra cursos sobre esses temas. Trabalha também com práticas integrativas em onirologia (interpretação dos sonhos) e psicontologia (estudo dos sonhos). Autor de inúmeras publicações acadêmicas e não-acadêmicas, cerca de 15 livros, entre eles, "Estender a Mão ao Vazio - O I Ching, uma ponte para o Ocidente " (Paris, Ed. du Prieuré, 1998); "Formação do Sujeito e Transdisciplinaridade, História de Vida Profissional e imaginal", (Paris, Ed. L’Harmattan, 2003, traduzido em Português, Ed. Triom, São Paulo, 2009) ; "Sonhos, seus Mistérios e Revelações - sonhos Terapeuticos, sonhos iniciaticos" (Ed. Fundação Peirópolis, São Paulo, Brasil, 1997).   

PAISAGENS DA ALMA

© 2019 por Iedih

  • facebook-square
  • youtube-square